O curso Famílias que Somam tem como público-alvo os familiares dos adolescentes que estão em medidas de privação e restrição de liberdade, que além de serem capacitados, receberão uma bolsa de estudos para participação nas atividades de extensão, ensino, desenvolvimento cognitivo e psicossocial, propostas pela equipe do projeto.
O curso busca proporcionar vivências e atividades presenciais e assíncronas que contribuam para o enriquecimento pessoal, a formação cidadã e a ampliação dos conhecimentos sobre o mundo e o mercado de trabalho, ofertando aos familiares participantes condições de reflexão, percepção da sua realidade e das possibilidades de enfrentamento e superação da situação de vulnerabilidade social.
As atividades presenciais contemplam temas de acolhimento, cidadania, políticas públicas e redes de apoio, saúde, socioeducação, educação, família e sociedade e mundo do trabalho. As atividades assíncronas são orientadas pela equipe do curso, por meio de grupos para troca de mensagens, envio de conteúdos como podcast, quizz, vídeos, etc.
A carga horária total do curso é de 64 (sessenta e quatro) horas, divididas em 32 (trinta e duas) horas presenciais e 32 (trinta e duas) horas assíncronas. A participação dos familiares dos socioeducandos em atividades de extensão, ensino, desenvolvimento cognitivo e psicossocial é feita através do Processo Seletivo Simplificado de Bolsas de Capacitação e Estudos, com edital e prazo de inscrição definidos e divulgados nos sites do LABES e do DEGASE.
Os editais já publicados podem ser acessados nos links a seguir: https://www.degase.rj.gov.br/acoes_e_programas
Conheça a ementa e o cronograma do curso: