LABES apresenta levantamento legal, institucional e bibliográfico sobre a infância no Brasil

O Laboratório de Estudos Socioeducativos (LABES), em parceria com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e apoio da Pró-reitoria de Extensão e Pesquisa (PR3/UERJ), a partir do dia 20 de agosto de 2022, divulgará um banco de dados digital, cujo acervo consiste em um extenso levantamento bibliográfico pertinente à infância e adolescência no Brasil, em uma perspectiva legal, histórica e social.


O acervo tem como objetivo propagar referenciais teóricos que abordam a temática de crianças e adolescentes no Brasil e contempla redações, fotografias e documentos que destacam a herança cultural recebida de Portugal, dos povos indígenas e dos africanos que aqui chegaram, a respeito das condutas de adultos em relação às crianças; ao formato das instituições responsáveis pela infância nos períodos da Colônia, Império e República e um último prisma, com enfoque no tema da socioeducação, no estado do Rio de Janeiro.


Os dados disponíveis foram recolhidos a partir do levantamento de informações da Biblioteca Nacional, Biblioteca do DEGASE e de toda a rede virtual de divulgação de pesquisas acadêmicas.
A fim de facilitar a busca dos usuários, o banco de dados foi concebido no formato “thesaurus”, que permite a indexação de textos e a pesquisa sistemática por meio palavras-chave, conectando as obras aos temas abordados, em ordem alfabética. O material será publicado semanalmente por blocos temáticos e prestigiará inicialmente o rol de textos legislativos desde o Brasil Colônia até os dias atuais.