Programa de Extensão Universitária em Saberes do Socioeducador

O Laboratório de Estudos Socioeducativos desenvolve a formação inicial dos Extensionistas Universitários, por meio do Programa de Extensão Universitária em Saberes do Socioeducador. Em razão de determinação judicial, o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária dos Extensionistas Universitários para o LABES está suspenso. Por isso, o curso de extensão Saberes do Socioeducador ainda não foi iniciado.

O curso de extensão Saberes do Socioeducador é todo on-line e está dividido em 11 eixos detalhados a seguir. O material didático de apoio, a transcrição de cada aula e os materiais de aprofundamento estão disponíveis na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Os Extensionistas Universitários também irão realizar atividades acadêmicas, com o apoio da equipe de pesquisadores e bolsistas do projeto, como: relatos sobre as experiências vivenciadas nas unidades de socioeducação, produção de textos livres ou com temas dirigidos, dinâmicas para identificar os desafios do atendimento socioeducativo nas unidades do DEGASE, etc.

EIXOS DO PROGRAMA:

O eixo 1 – O que é o Degase – possui carga horária total de 10h e é composto de 3 videoaulas e 1 podcast, material básico e de aprofundamento onde são abordados os seguintes temas: Fundação e história do DEGASE. Missão e visão do DEGASE. Organização e estrutura. Programas/ações desenvolvidas junto aos internos, seus familiares e servidores. Perfil dos internos e medidas socioeducativas. Atualidades do DEGASE.

O eixo 2 – Direitos Humanos – possui carga horária total de 8h e é composto por 3 videoaulas, 1 podcast e 1 entrevista, material básico e de aprofundamento onde serão abordados os seguintes temas: A História dos Direitos Humanos; As Quatro Gerações de Direitos Humanos; Direitos Humanos no Brasil; Direitos Humanos, Crianças, Adolescentes e a Socioeducação.

O eixo 3 – Cidadania – possui carga horária total de 10h e é composto de 3 vídeo aulas, 1 podcast e 1 entrevista, material básico e de aprofundamento onde serão abordados os seguintes temas: Conceito de cidadania no mundo contemporâneo (T. H.Marshall); Relação entre Indivíduo e Estado; Direitos civis; Direitos políticos; Direitos sociais; Cidadania Brasil (José Murilo de Carvalho); Desafios da cidadania no Rio de Janeiro; Cidade Multicêntrica: ampliação da cidadania; Como exercer a cidadania: o papel da educação e a ética profissional.

O eixo 4 – Mediação Social – possui carga horária total de 10h e é composto de 1 videoaula e 2 entrevistas, material básico e de aprofundamento onde serão abordados os seguintes temas: Mediação Social e Mediação de Conflitos; Conflito; Diálogo; Escuta; Técnicas de Facilitação; Mediação Social como acesso à Cidadania; Vulnerabilidade social e os jovens; Direitos sociais para grupos vulneráveis e rede de apoio (falar da família, ações para trabalho etc).

O eixo 5 – Legislação e Socioeducação – possui carga horária total de 12h e é composto de  2 videoaulas, material básico e de aprofundamento onde serão abordados os seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente; as medidas socioeducativas do art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente são aplicadas ao adolescente pelo juiz, a gravidade do ato infracional; o contexto pessoal do adolescente; sua capacidade de cumprir a medida a ser imposta.

O eixo 6 – Socioeducador – possui carga horária total de 16h e é composto de 4 videoaulas e 2 podcasts, material básico e de aprofundamento onde serão abordados os seguintes temas: O que é socioeducação; marcos legais, políticas públicas e garantia de direitos. A articulação entre ações e programas baseados em demandas sociais e direitos humanos para o desenvolvimento e emancipação dos jovens em conflito com a lei. O desafio da socioeducação: entre a lógica punitiva e o desafio educacional. A formação dos profissionais que atuam com medidas socioeducativas; Entre a autopercepção e a definição oficial de um socioeducador; Identidade do socioeducador ou identidades; Atribuições do socioeducador; atividades do socioeducador; atribuições do socioeducador relacionado a segurança e educação, da influência que isso é capaz de gerar no adolescente, dos métodos e as técnicas que podem possibilitar melhores resultados; Segurança como um direito fundamental a todo ser humano; o que compreende a Segurança Socioeducativa quando utilizadas medidas de contenção quando relacionada aos direitos fundamentais de cada indivíduo; planejamento e o enfrentamento relacionados às situações de risco; uso progressivo da força e suas possíveis falhas na condução.

O eixo 7 – Saúde e Juventudes – possui carga horária total de 20h e é composto por 5 videoaulas e 2 podcasts, material básico e de aprofundamento que abordará os seguintes temas: Termo JUVENTUDES e sua pluralidade; Estatuto da Juventude; a realidade que difere cada jovem; conceito de saúde e doença; História da saúde pública e a evolução do conceito de saúde; Saúde como resultante das condições sociais, econômicas, políticas e culturais das sociedades; Acesso a saúde no Brasil – Sistema Único de Saúde (SUS); Fundamentos de higiene e impactos sobre a saúde; Higiene pessoal, dos alimentos e ambiental; Alimentação na promoção de saúde; Alimento como necessidades biológicas, psicológicas e sociais; Exercício físico na promoção da saúde; As dimensões do exercício físico; Sinais e sintomas de doenças respiratórias, dermatológicas, sexualmente transmissíveis e mentais; Efeitos das substâncias psicoativas, adicção e toxicodependência.

O eixo 8 – Diversidades – possui carga horária total de 10h e é composto por 4 videoaulas, 4 podcasts e 4 entrevistas, material básico e de aprofundamento que abordará os seguintes temas: Diversidades: característica da espécie humana; Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural; Diversidade como potência; Questões étnico raciais: definindo raça e etnia; Racismo e suas manifestações; Gênero e as relações de poder: conceitos históricos; Violências contra as mulheres; Lutas pelos direitos das mulheres; Compreendendo a diversidade religiosa; Cultura, Crenças e Etnocentrismo e Laicidade.

A seguir, os eixos que ainda serão produzidos com suas respectivas disciplinas e carga horária:

Eixo 9: Interação e Integração todos

Estudos de Caso 1. Carga horária: 16h.

Noções de Primeiros Socorros (presencial). Carga horária: 8h.

Prevenção e Combate à Incêndio (presencial). Carga horária: 8h. 

PIA Concepção e Aplicabilidade. Carga horária: 10h.

PPP Conceituação e Construção. Carga horária: 8h.

Programa de Família. Carga horária: 8h.

Estudos de Caso 2 – Síncrono. Carga horária: 4h.

Eixo 10: Equidade na Socioeducação

Assédio. Carga horária: 6h.

Equidade na Socioeducação. Carga horária: 10h.

Socioeducação sem LGBTQIA+ fobia. Carga horária: 6h.

Compromissos e Responsabilidades no Serviço Público. Carga horária: 10h.

Eixo 11: Gestão de Conflitos e Práticas Restaurativas

Origens comunitárias e história da justiça restaurativa. Carga horária: 8h.

Comunicação não violenta. Carga horária: 8h.

Educação e Cultura de paz. Carga horária: 8h.

Inteligência Emocional. Carga horária: 8h.

Ferramentas e práticas restaurativas. Carga horária: 8h.